Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat promove Semana de Estudos em Literatura Comparada
O evento será realizado de 12 a 15 de outubro, em Cáceres
Unemat promove Semana de Estudos em Literatura Comparada
07/10/2005 11:33:39
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promove a Segunda Semana de Estudos em Literatura Comparada, com o tema: Literaturas, Artes e Fronteiras. O encontro é fruto do projeto de pesquisa em Literatura Comparada e será realizado de 12 a 15 de outubro, em Cáceres.

A programação é variada. Em todos os dias do evento haverá mesas de debate, mini-cursos, palestras, apresentação cultural, além de lançamento de livros da Editora da Unemat. Os debates contam com estudiosos como:

Dia 12 de outubro, a partir de 19h, no auditório do Emaj:

Na mesa de abertura, a professora Dra. Walnice Nogueira Galvão titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) faz palestra sobre “Roger Bastide e Claude-Lévi Strauss, entre França E Brasil”. Escritora, ensaísta, crítica de literatura e de cultura, a professora Walnice é uma das maiores especialistas m Guimarães Rosa do Brasil.

Ainda na abertura do evento, a Profa. Dra. Tânia Celestino Macêdo (USP), estudiosa em literatura africana, discute “Memória e processos da escrita”.

A noite termina com a apresentação de texto performático “Mundo Renovado”, de Manoel de Barros, pelo professor Edson Flávio (Unemat/Confresa).

Dia 13 de outubro, de 8h às 21h:

O estudo em literatura comparada segue com programação de mesas redondas, coordenadas por professores da Unemat, em que serão discutidos os temas: “Literatura, História e Ideologia” e “O Romance em Mato Grosso: Formação de Sentidos”, além de “Pórticos da Literatura em Mato Grosso”.

Dia 14 de outubro, de 8h00 às 21h45:

Entre os temas em debate, o dia será dedicado também à literatura africana. Nas mesas, estará em discussão: “Perspectivas de Pesquisa no Comparativismo”, “Brasil e África: Espaços e Diálogos” e “ Incursões Literárias por Angola, Moçambique e Portugal”.

Dia 15 de outubro:

Mesa Redonda: “As Relações de Poder na Literatura da América Latina” e “Necalca - Núcleo de Estudos da América Latina e Caribe”.

Lançamentos de Livros:

Paralelamente, a Editora da Unemat lança livros no evento. Dentre eles: "História da Literatura Mato-Grossense", do historiador Rubens de Mendonça; Revista Ecos 3; "Boaventura Cardoso: a escrita em processo", por Rita Chaves, Tania Macedo e Inocência Mata; "Percursos pela África e Macau", Benilde Lacorte e Justo Caniato Mata; "Literatura/História: o (re)encontro com o mito", de Luzia Oliva dos Santos. "Mapas da Mina: estudos de literatura em Mato Grosso", organizado por Mário Cezar S. Leite e publicado pela Editora Catedral.

A Segunda Semana de Estudos em Literatura Comparada rerá duração de 40 horas. Inscrições a 10 reais.

Mais informações, pelo telefone (65) 3223-6365, no Departamento de Letras da Unemat.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada